sábado, 9 de abril de 2011

CICATRIZES

Cicatrizes são marcas que tornam presentes nosso passado.

Existem tres tipos de cicatrizes:

Infância: são aquelas que nos fazem sentir saudades, o primeiro tombo da bicicleta, a queda da jaboticabeira, a primeira tentativa em descascar uma laranja, etc., são registros em nosso corpo de uma infância feliz.


Agressão física: Essa pode acontecer em qualquer época de nossas vidas, no lar, nas ruas. São cicatrizes que quebram nossa dignidade, e por mais que tentamos não conseguimos esquecer, ela vai estar no corpo como uma tatuagem, até o fim de nossos dias.



Violência psicológica: Essa talvez a mais grave de todas,a mais doída, pois não deixam marcas em nosso corpo, não tem suturas ou quelóides, ou seja, não são visíveis fisicamente.E como doem,como massacram a alma, é uma tortura constante, não tem autoestima que resista. Geralmente são causadas por palavras e atos que humilham, desestimulam, levando a vítima ao fundo do poço.
Graça Mereu      

6 comentários:

  1. Mais um blog para eu seguir!!!
    Sou cheia de todas essas cicatrizes...
    Beijos ensolarados

    ResponderExcluir
  2. Lindo!!! Texto muito propício para uma reflexão

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto pra refletir!!!! Lindo mesmo!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Lucia Alves Lima. Esse foi meu primeiro texto.
      Senti que deveria divulga-lo novamente para reflexão principalmente de tantas mulheres que passam por tudo isso e não conseguem tomar uma decisão.
      Pretendo em minha próxima postagem falar mais um pouco sobre o tema.
      Abraços

      Excluir
  4. Iara Araújojulho 31, 2014

    Mais um texto muito bom Graça! Todos nós temos algumas cicatrizes, algumas leves, outras profundas, algumas fáceis de esquecer, outras que marcam profundamente. Infelizmente fazem parte da vida de muitas pessoas que lutam toda uma vida contra elas. Mas que possam pelo menos servir para evolução espiritual daqueles que sofrem por suas cicatrizes. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iara, você nem imagina o quanto esse texto chamou atenção tanto na primeira postagem em 2011 e olha que foi o primeiro, agora mais ainda.
      Pessoas entram inbox para falarem que parece que foi escrito pra elas, etc.
      Bjs!

      Excluir

Fique a vontade para fazer comentários, sua opinião é muito importante.
Serão exluidos comentários ofensivos e ou palavrões.